Postado 08 de março de 2019

Curitiba: Roteiro em família para 2 dias na cidade!

Sabia que Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades mais baby e kids friendly do Brasil? E por isso preparei algo especial de Curitiba, um Roteiro de dois dias para aproveitar o seu melhor em família. Há boas opções de passeios que são ótimos para crianças, e adultos, e parques lindos para aproveitar e tirar boas fotos como lembrança. E ainda é super econômica, já que a maioria dos atrativos turísticos são gratuitos.

Para curtir Curitiba, as duas opções mais indicadas quando você chegar na cidade são: alugar um carro ou usar o ônibus da linha turismo.

Eu pessoalmente prefiro alugar o carro pela economia de tempo (faz bastante diferença, já que aqui são vários pontos turísticos que você pode ver no mesmo dia), e estando em família, geralmente compensa pelo número de pessoas que vão usá-lo. Isso além de um pouquinho mais de conforto inclusive para sonecas dos pequenos.

Compare os preços das melhores locadoras de Curitiba e escolha sua melhor opção: Aluguel de Carro

Porém, você também pode chegar no Aeroporto, e recomendo usar a opção de transfer com micro-ônibus Aeroporto Executivo) e ainda assim usar o ônibus de turismo da cidade, sem se preocupar com estacionamentos ou locação, e usar o Uber de vez enquando.

Mas, aqui vai a sugestão  para um final de semana bem gostoso na cidade, em um roteirinho que priorizei os passeios em família:

Curitiba: Roteiro – Dia 01: Comece de manhã pela combinação Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) + Bosque do Papa, um fica do lado do outro. Sempre há exposições itinerantes no museu na entrada, escolha uma ou duas que sejam interessantes (veja uma no próprio olho) e a parte do túnel e a exposição fixa na parte baixa do museu, com as maquetes do próprio arquiteto. Ali também há o pátio de esculturas, as crianças podem gastar um pouquinho de energia lá. Dica extra: às quartas ele é gratuito (uma das poucas atrações pagas na cidade).

Depois do museu, vá para o lado dele onde você anda em um caminho até a área das casinhas polonesas do bosque. É um lugar tranquilo e gostoso de curtir e conhecer um pouquinho da cultura polonesa. Tem um parquinho bem do ladinho das casinhas também.

Bosque do Papa em Curitiba: Passeamos com a Flávia - redatora do blog - e seu filho André. Os meninos se divertiram.

Bosque do Papa em Curitiba: Passeamos com a Flávia – redatora do blog – e seu filho André. Os meninos se divertiram.

Siga depois para conhecer muitos parques, que são bem próximos uns dos outros, incluindo símbolos da cidade. Sugiro fazer na seguinte ordem, e ficar mais ou menos 1 horinha em cada um:

> Ópera de Arame: o lindo teatro que agora conta com uma área bacana junto ao lago, e ali também é minha sugestão de Almoço, o Ópera Arte, um restaurante bacana que serve inclusive barreado, prato típico da gastronomia paranaense, e a carne de onça, uma iguaria curitibana feita de carne bovina crua, vale experimentar;

> Parque Tanguá: Um dos mais bonitos da cidade. Conheça suas fontes e uma vista bem linda de um dos lados da cidade, já que fica no alto de uma pedreira. Se tiver mais tempo, você pode descer a escadaria e vê-la da parte baixa, mas neste roteiro, sugiro ficar apenas na área alta.

Clique neste link encontre aqui a hospedagem perfeita para sua viagem à Curitiba

> Bosque Alemão: Lugar das crianças, possui uma trilha que conta a história de João e Maria. No meio dela tem a casa encantada, uma biblioteca infantil, como hora do conto nos finais de semana em 3 horários (11h, 14h e 16h), que é bem legal. Dica se estiver de carro: estacione na parte alta, no final, peça apenas para quem estiver dirigindo ir buscar o carro, por dentro do bosque.

> Unilivre: Um lugar calmo e lindo para contemplar de baixo uma pedreira e seu lago. Ali é rapidinho, menos de 30 minutos você já conhece o lugar.

> Museu da Vida: Para deixar os pequenos aproveitarem bastante o fim do dia, é um lugar feito para eles, e o único dos que mencionei antes que não está no roteiro do ônibus de turismo. Há um pátio de brincadeiras, e exposições interativas para ensinar sobre os primeiros mil dias de vidas e da fundadora da pastoral da criança Zilda Arns, que concorreu ao Nobel da Paz e teve uma linda história.

Unilivre em Curitiba, lindíssima!

Unilivre em Curitiba, lindíssima!

A noite, a opção para jantar é o tradicional restaurante Madalosso (veja o review do Selo Baby Friendly), localizado no turístico bairro de Santa Felicidade, todo de influência italiana. É o maior restaurante do Brasil e segundo maior restaurante do mundo. E lá existe um espaço kids enorme para os pequenos se divertirem!

Curitiba: Roteiro – Dia 02: Vá para a parte histórica da cidade e conheça o Largo da Ordem+ Centro (no domingo ali tem a maior feirinha de artesanato da cidade, é bem famosa). Ali você pode iniciar na parte mais alta, onde está o Museu Paranaense, que é gratuito e você pode conhecê-lo. Então você pode vir descendo e vendo as construções históricas, como a a fonte da Memória e a Igreja do Rosário.

Chegue no bebedouro, passe por baixo do túnel para ver a catedral de Curitiba e depois você pode ver o movimento do centro na Rua da Flores. Caso seja dia de semana, a Biblioteca Pública do Paraná está bem ao lado e é uma boa pedida para ir com as crianças na gostosa sessão infantil. Tem hora do conto diária às 11h e às 15h ali também. Você pode almoçar no centro, ou voltar na própria feira do largo da ordem no domingo, que tem várias comidinhas boas!

Encerre conhecendo um dos cartões postais mais famosos, o Jardim Botânico. Você pode passear entre as várias áreas de jardins e garantir sua foto na simbólica estufa, símbolo da capital do Paraná. O jardim é uma um local ótimo para correr, brincar e interagir com a natureza!

Vicente acabou tirando um cochilo no Jardim Botânico de Curitiba/PR

Vicente acabou tirando um cochilo no Jardim Botânico de Curitiba/PR

Assim dá para conhecer o que há de principal na cidade, e em pouco tempo, inclusive com as crianças.

Se ainda estiver pela cidade, uma ótima opção gostosa e animada para encerrar o dia é jantar em uma das Vilas Gastronômicas da Cidade. A Ca’dore Curitiba é uma ótima pedida, e já foi avaliada pelo Selo Baby Friendly!

Ainda assim, recomendo mais alguns locais para conhecer, caso tenha dias extras:

> Parque Barigui

> Torre Panorâmica

> Mercado Municipal

> Parque Tingui (Memorial Ucraniano)

> Museu egípcio + Parque Bacacheri

E nos arredores, tem mais 4 opções bem bacanas e que ficam pertinho de Curitiba e são passeios deliciosos de se fazer em família:

> Passeio de Trem até a histórica Morretes;

> Colônia Witmarsum (Comunidade Alemã);

> Parque Estadual de Vila Vilha (Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada).

> Vila Holandesa do Parque Histórico de Carambeí.

E não se esqueça, agora que você já viu todas as dicas, que você pode reservar sua hospedagem para Curitiba aqui pelo blog (sem nenhum custo adicional para você), e encontrar novas dicas de viagem!

Vai viajar? Então, não se esqueça de fazer suas reservas pelos nossos links de hospedagem, chip internacional, seguro viagem, passeios e muitos outros, com descontos! Conheça aqui todas as empresas parceiras.

Gostou? Então salve para depois ou compartilhe com o seu mundo:
Comente via Facebook
Comente no Blog