Postado 21 de maio de 2018

5 opções para uma escapada à dois!

Este é post é dedicado aos casais! Escrevo mesmo para aqueles que ainda não aumentaram a família, mas especialmente aqueles que logo vão receber o primeiro baby, ou que têm filhos, e que desejam (ou conseguiram, ou precisam, seja como for) ter um momento apenas deles.

É fato que todo casal merece ter um momento próprio, independente da fase que vive. Eu acredito firmemente que isso é muito importante para fortalecer o relacionamento e manter o laço de amor, respeito e compreensão. E se planejar para ter uns dias (ou ao menos um) apenas pra vocês é mais do que justo! Aqui pelo menos só conseguimos curtir um ao outro com menos preocupações quando “fugimos de casa”, porque não desligamos enquanto estamos no ambiente de nossa rotina. Isso não significa ser algo ruim, mas estas escapadas renovam as energias para seguirmos em frente.

É claro que, depois da chegada dos filhos, a logística para isso é maior (bem maior), e cada casal tem seu tempo para conseguir esses momentos, de acordo, inclusive, com o jeitinho dos filhos. Algumas crianças são mais e outras menos apegadas (e grudadas) aos pais. Também tem o emocional dos próprios pais, que devem se sentir tranquilos e preparados para deixar as crianças com alguém de sua confiança sem eles mesmos chorarem de saudades em todo tempo distantes. Isso vai de cada um, mas uma coisa é certa: mesmo que seja por algumas horas, ter um momento a sós faz muito bem para os dois, e por experiência própria, voltamos cheios de amor para dar aos nossos filhos.

Pensei então em algumas opções de passeios e viagens interessantes de serem feitas à dois dentro do perfil que comentei no início. Todas elas podem sim ser feitas com crianças, mas tem destinos que acho melhores para adultos do que aos pequenos.

Segui dois critérios nesta minha seleção: 1. opções de curta duração de 1-4 dias, já que a ideia é ser uma escapada; 2. lugares com passeios mais voltados para experiências para adultos e que não sejam imperdíveis sem crianças, e que dêem “menos vontade” de estar com filhos (apesar de que vocês vão lembrar e falar deles, isso é inevitável).

Aqui vai a lista!

1. Passeio de Trem Turístico: Uma opção de 1 dia e que existe em todo o Brasil são passeios de trem turísticos. Dá pra se programar em passeios de duração curta ou média, como por 1 dia completo, meio dia ou mesmo cerca de 3 horas. No Rio Grande do Sul há passeios que contam com paradas em vinícolas, fazendas de italianos e que mesclam gastronomia e cultura. Saindo de Curitiba há um trem noturno de luxo mensal que remete à uma cabine dos anos 20 e oferece um belo jantar com passeio. De São Paulo e Minas Gerais tem opções tanto próximas às capitais como no interior de passeios com belas paisagens. Vale a pena pesquisar e encontrar uma opção que se encaixa, e acho uma boa para ser a primeira escapada do casal depois da chegada do bebê por exemplo.

Plaza Independência - Montevideo/Uruguai

Plaza Independência – Montevideo/Uruguai

2. Montevideo e Arredores/Uruguai: A capital uruguaia anda com preços muito convidativos ultimamente, e é uma boa opção para casais, já que suas atrações destaque não são tão voltadas ao público infantil. Você pode conhecer o Teatro Solís e logo ir à Plaza Independencia que já é um centro histórico, fazer uma caminhada tranquila pelo centro viejo, até o mercado do porto comer uma boa carne, e pessoalmente achei muito interessante o Museu  Andes 1972 (sobre os sobreviventes do acidente de avião de um time esportivo, apesar de não ser algo romântico eu não deixaria de visitar), sem esquecer de passar pela fonte dos cadeados para deixar sua chave e a prova de seu amor, antes de subir até o topo da torre da prefeitura e ter uma bela vista da cidade.

2 dias em Montevideo dá pra fazer o principal. Se tiver mais um tempinho, também é muito fácil fazer um bate volta de Punta Del Este e Colonia Del Sacramento (2h de viagem) assim como conhecer alguma vinícola, são ótimas opções.

3. Lima / Peru: a capital do Peru é moderna e com boas opções de passeios para o casal. Muitos que vão ao Peru pouco aproveitam da capital e vão direto à Machu Pichu e aos sítios históricos.

Porém, hoje eu sugiro você, mesmo que ainda não tenha conhecido Cusco e região, que programe 2-3 dias para Lima (sim você pode pensar que não vale a pena ir ao Peru sem ver os sítios, mas pra quê deixar passar uma chance dessa?). A cidade é referência gastronômica na América Latina e no mundo, com restaurantes estrelados e muito interessantes. Aproveite para incluir em seu passeio a visita ao Centro Histórico, aos bairros famosos de San Isidro e Miraflores, e sem esquecer do lindíssimo circuito mágico da água, tudo delicioso de se fazer a dois!

Casal se beijando com letras AMOR em frente

Fazendo arte em Inhotim/MG

4. Inhotim/MG: Quando estive Inhotim eu não apenas apreciei arte inteligente e contemporânea, mas me diverti e aprendi muito também. Um enorme museu a céu aberto com várias galerias interessantes em meio a um imenso jardim de espécies diversas de flores e plantas, há cerca de 60km de BH, que podem tranquilamente serem bem aproveitados em 2 dias (fiz em um dia, mas foi corrido).

É bacana mesmo ir em família, mas existem algumas galerias onde menores de 18 anos não são permitidos (é uma minoria, mas existem) e estando só vocês fica mais fácil fazer as visitas.

Ah, por fim, se você estiver assistindo à segunda temporada da série brasileira do netflix 3%, vai conseguir ver algumas das galerias e espaços do complexo, e no meu caso, fiquei com vontade é de voltar!

5. Key West/EUA: A partir de Miami (e sempre tem vôos que chegam fáceis e rapidinho até lá), pegue um carro e aventure-se uns 3 dias, começando em uma estrada cheia daquele azul lindo de mar do Caribe entre pontes. A região do extremo sul da Flórida é badalada e tem praias lindas para passar alguns dias, com opções inclusive de praias privadas (mas com taxas baratas para entrar). E além de sol e mar, há muita arte colorida e vida noturna para aproveitar!

Se inspirou? Então aproveita para planejar já aquela escapada que vocês tanto merecem!

 

Colaboração de Flávia Sphair, que faz parte Equipe Mãe no Mundo, possui o Instagram @turismo_em_familia e que é apaixonada por fazer passeios e viagens com seus pais, filhos e familiares, sem deixar de lado algumas escapadas com o maridão!

Gostou? Então salve para depois ou compartilhe com o seu mundo:
Comente via Facebook
Comente no Blog